Marketing

Quer conhecer melhor o seu público-alvo, para quem irá falar, como irá falar e o que eles querem ver, qual sua opinião sobre determinada marca ou produto? A técnica de Etnografia digital pode te ajudar nesse passo a passo. 

O que é Etnografia Digital?

A Etnografia Digital é uma pesquisa de campo que visa conhecer melhor um público a partir de suas crenças, o lugar onde vive, o que consome e outras informações valiosas para marcas que desejam conhecer melhor aqueles com quem estão falando. 

Esse tipo de pesquisa pode ser tanto qualitativa como quantitativa. 

Por que realizar essa pesquisa é importante?

Quem trabalha com as redes sociais e o mercado digital, sabe o quão importante é ter definido seu público-alvo, conhecer melhor para quem está falando e o comportamento do usuário digital é fundamental para estabelecer uma comunicação mais assertiva, além de uma melhor definição de estratégias e posicionamentos da marca. 

Qual é a melhor forma de realizar a pesquisa? 

Uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas são as pesquisas de campo qualitativa, ou seja, essa forma ajuda a arrecadar maiores informações em detalhes precisos. 

E as formas de arrecadar esses dados são os mais variados como: formulários, landing pages, pesquisas in loco e muitas outras. 

O que fazer com os dados obtidos? 

Após toda a pesquisa, o processo de análise precisa ser feito, o famoso Analytics é fundamental para avaliar o que está bem e o que não está, são dados valiosos e que merecem total atenção de uma empresa que visa conhecer melhor seu público e ter sucessos nas demais campanhas. 

Algo muito interessante da Etnografia Digital é a capacidade de realizar a pesquisa de campo antes mesmo de lançar um determinado produto, podendo entrar em contato com clientes que pertence a comunidade da marca, enviar a pesquisa com todo o descritivo, e esperar as respostas por parte dos consumidores, dessa forma verá o que estará faltando para lançar o produto e ter tempo de modificá-lo. 

O que muitas marcas ainda não perceberam é que seu público, os consumidores são os seus maiores influenciadores, da mesma forma que eles podem espalhar seus produtos ao mundo, eles podem acabar com a reputação de uma marca, ao ver que determinado produto não foi tão bom assim, ou até mesmo como a marca se posicionou ao falar de determinado produto. 

É importante contar com as novidades do mercado e criar um relacionamento de proximidade com o seu público a fim de ter resultados positivos e pesquisas com dados que podem fazer dos próximos lançamentos um verdadeiro sucesso.