Rede Social

Todos que criam um perfil no Instagram seja pessoal ou empresarial sempre cria com um objetivo em mente: compartilhar fotos e conteúdo da rotina, o que gosta, interagir com outras pessoas, obter engajamento e aumentar o número de seguidores. 

Embora possa parecer irreal, o número de seguidores incomoda bastante pessoas e empresas que buscam cada dia mais uma visibilidade melhor no mundo digital. Você é uma daquelas pessoas que fica se perguntando: 

Por que o perfil no Instagram não cresce? 

Como obter engajamento? 

Já fez de tudo e ainda continua na mesma?

Nossa primeira dica em relação a isso é: deixe de culpar o ALGORITMO! 

A culpa de todos esses problemas ou pelo menos da maioria deles é SEU e não do coitado do algoritmo, tudo que acontece no Instagram nossa primeira ação é colocar a culpa do lado mais “fraco”. 

Mas já pensou que talvez os seus conteúdos, artes e a forma em que está se comunicando com o seu público possa ser o grande causador da falta de crescimento e de engajamento? 

Reflita sobre os pontos a seguir! 

Falar com a pessoa certa e passar a mensagem certa fará toda a diferença, pense no seguinte exemplo: 

A Cliecom tem um perfil no Instagram (se por acaso não esteja seguindo, clique aqui e siga já!) e o nicho da Cliecom é Marketing Digital, as pessoas que estão seguindo o perfil esperam poder acompanhar informações sobre o Marketing Digital, não adianta colocarmos um conteúdo sobre outro segmento, isso não conversará com o seguidor atual que seguiu por um propósito: saber mais sobre Marketing Digital! 

Sempre tenha em mente: FALAR SOBRE O SEU SEGMENTO! 

Ainda sobre comunicação com a pessoa certa, ou seja, seu público, a linguagem, o tom e a forma em que se expressa é muito importante na comunicação, por isso conhecer bem o seu público fará você descobrir qual é o tipo de linguagem eles preferem, é a velha história não adianta falar de forma culta com quem só entende gírias e vice-versa. 

A partir do momento em que você já definiu o nicho/segmento que irá falar com o seu público, descobriu o tipo de linguagem que eles preferem, chegou a hora de escrever textos interessantes e não maçantes. O segredo do Instagram está em contar histórias, falar sobre você, conversar com o seu público, isso sim dá resultados. Você precisa abordar assuntos que apresentem uma solução para o seu público de forma descontraída e não chata. 

O próximo ponto é sobre impactar o público através das imagens, o texto é sim muito importante, mas as imagens precisam prender a atenção das pessoas de tal forma que ficarão curiosas para saber mais. 

Lembrando que se as imagens não são importantes para você, lamentamos informar que infelizmente seu perfil não crescerá e ainda é bem capaz de perder os seguidores que já tem.

Depois que já colocou em prática todas essas dicas acima é bem capaz de seu conteúdo se tornar compartilhável, o conteúdo compartilhável é aquele em que as pessoas comentam, engajam, curtem e salvam, dessa forma o Instagram reconhecerá que esse tipo de conteúdo/post é relevante e passará entregá-lo para mais pessoas. 

Para saber quais são os conteúdos mais compartilháveis, vale a pena dar uma estudada nas métricas do seu Instagram. 

Sempre é bom intercalar o tipo de postagem, utilize todas as ferramentas do Instagram: Fotos, Vídeos, Reels, IGVT, Story e Lives. Compartilhe também conteúdos que sejam superficiais, profundos e super profundos. 

Gostou dessas dicas? Esperamos que sim, mas acha que é muita coisa e não vai dar conta de cuidar de tudo isso? Não se preocupe, fale com a CLIECOM temos um time completo para atender todas as suas necessidades! 

Vamos bombar seu Instagram...